Esta semana está a ser complicada, apesar de não me poder queixar de nada em especifico, sinto um grande cansaço generalizado. Devido a esse cansaço tenho a sensação que não consigo estar a 100% no trabalho, nem em casa, ando aborrecida e fico mais rabugenta. É frustrante querer fazer as coisas e sentir que não temos forças para tudo.
É certo que gravidez não é doença, mas o nosso corpo fica muito diferente e eu estou a ponderar pedir ao médico, nem que sejam apenas uns dias,de baixa para descansar. 

Mas voltando ao tema do titulo, esta semana iniciei as aulas de preparação para o parto, esta sessão centrou-se nas questões da amamentação. Não vou entrar aqui em muitos pormenores, até porque muito havia a dizer, mas creio que pode ser útil para as outras futuras mamas que por aqui andam partilhar algumas questões que foram referidas. Sobretudo para as mães de primeira viagem e para aquelas que ainda estejam indecisas sobre que tipo de produtos devem comprar. (Atenção não me refiro a marcas, mas sim ao produto em si). 

Discos de amamentação: 
Eu sempre vi usar os discos de amamentação descartáveis e comprei uma caixinha desses. Contudo, a recomendação foi no sentido de usar este modelo. As vantagens prendem-se com a diminuição do risco de infecção e gretas pelo facto de permitir um maior arejamento da mama. Para além disso são laváveis e logo mais baratos a longo termo. Parece que alguns hospitais só recomendam o uso destes, por isso informem-se. 
Também há este modelo, que a enfermeira só aconselha comprar em caso de já existir uma infeção grave, porque tem um arejamento maior. Mas devido a esse arejamento maior há um risco de perda de leite, por exemplo ao baixarem-se. Aconselhou ainda a colocação de uma bolinha de algodão no fundo para permitir uma maior absorção. 
Mamilos de silicone:
Eu já comprei porque sempre tive peito muito sensível e tive receio de não aguentar sem eles, por isso comprei não com a intenção de usar mas sim como prevenção no caso de necessitar. Contudo quando comprei não me alertaram que existem de vários tamanhos. Aliás três tamanhos, e para um bebe de termo o tamanho intermédio é o adequado. Por isso antes de comprar, certifiquem-se do tamanho. 
Cuidados de higiene:
Um banho diário é suficiente e não é necessário lavar o peito sempre que se der de mamar, a sugestão é a de colocar uma gota de leite materno no próprio seio e deixar ao ar uns segundos. Foi ainda sugerido apanhar um bocadinho de sol ;) 
Para além disso e como medida preventiva foi ainda sugerido a aquisição de um creme protetor, que provavelmente vai durar para muito tempo porque a sua aplicação deve ser do tamanho de uma ervilha e não mais. Um cuidado a ter na aquisição do creme é que não seja necessário retirá-lo sempre que vai dar o peito. Se for esse o caso o risco de irritação aumenta muito devido às lavagens frequentes. 
Fomos ainda alertadas para o facto de que não se deve colocar cremes anti-estrias no mamilo, apenas na mama.
No curso foi referida esta marca como sendo um creme seguro, mas mais uma vez repito que existem outras, tenham só estes pormenores em conta. 
Maquinas de extração de leite:
O conselho é não comprar, são caras e nem sabem se vão ser necessárias. 

Não sei se têm mais dicas, quem quiser partilhar são bem vindas. Estas podem parecer básicas, mas para mim acaba por ser tudo novidade e acho que podem ser úteis nesta fase de preparação para poder fazer compras razoáveis e uteis. 


5 Comentários

  1. Acho boas dicas ;o)
    Eu nunca comprei essas conchas e só de olhar para elas acho que não me habituaria a elas. Amamentei 17 meses e não foi mais porque o meu filho não quis mais muito devido a minha queda de produção por conta de um problema ginecológico que para tratar tive que tomar estrogénio, o que inibe a produção, mas adiante... Usei discos que me deram, uns da chicco, super fofinhos esses sim foram os meus aliados, porque mesmo sem ter tido grandes problemas com os mamilos acredita que durante algum tempo até o soutien mais cómodo incomoda, nunca mais me esqueci das pedras de leite que as minhas mamas foram nos 1ºs dias e nunca ter desistido de amamentar foi o melhor que fiz. Eu acho que não me daria bem com essas conchas. Mais tarde usava umas da tigex super finas mas que davam conta do recado. Até o leite estabilizar nas quantidades que o bebé precisa (conforme as mamadas que faz) nem sei se uma concha dessas seria suficiente para evitar derrames de leite a menos que se esteja devidamente equipada de todo o arsenal para jogar fora o leite que sai enquanto amamentamos da outra mama. mas para mamilo muito sensivel, e eu senti isso muito no inicio, nunca gretei mas houve umas mamadas que sustia a respiração para não chorar de tanto que me doia, os mamilos de silicone foram imprescindíveis e só mesmo experimentando é que pude sentir alivio e poder ultrapassar ao fim de algumas utilizações. parece muito desajeitado ao usar, parece que se descola mas com alguma paciência chegamos lá. também não sabia dos tamanhos mas o M resultou na perfeição agora nesta gravidez nem sei se o M me servirá, talvez o L, pois tenho as mamas gigantes...
    O purelan é a melhor pomada eu uso-o para combater o ciero dos lábios agora que não amamento (ainda) ;o)
    A bomba de extração também não comprei antes do meu filho nascer mas depois de uma noite de descida do leite super desconfortante e desesperante e a ordenhar manualmente para o lavatório do WC mas sem sentir grande alivio no dia seguinte comprei uma manual da medela, não muito cara e escolhendo sem ter em contra o tamanho da cânula (que também conta) consegui aliviar as mamas e conseguir dormir melhor à noite por exemplo. O meu filho sempre mamou bem mas quando ele dormia as minhas mamas empedravam e a bomba salvou-me de certa forma. Uma sugestão: enquanto dás uma mama vai massajando e desfazendo os nódulos de leite, o bebé assim vai vazar os ductos todos e vais sentir a mama tão mais leve. usei a bomba para extrair leite para fazer as papas quando ainda não arriscava dar as lácteas.
    desculpa lá o testamento mas é só para te dizer que «vivendo e aprendendo» eu não comprei nada dessas coisas antes do nascimento mas depois vi-me confrontada a usá-las ;o)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é testamento Susana :) o objectivo é mesmo esse, partilhar experiências e duvidas.
      Em relação ás conchas também tenho a mesma ideia, parecem-me mesmo muito desconfortáveis, mas segundo a enfermeira como elas são de silicone acabam por se adaptar e com o soutien fica bem seguro. É daquelas coisas que só experimentando...
      Em relação à amamentação, é algo que eu por um lado receio muito, mas também é algo que quero muito e pelo maior tempo possível... mas só mesmo vivendo não é.
      Em relação ás massagens a enfermeira também sugeriu isso e se possível colocar umas toalhas mornas.
      Vamos ver como corre :)

      Eliminar
  2. Eu dei de mamar 9 meses e não mais porque ela rejeitou a mama, porque leite eu tive até engravidar novamente. Usei os discos não pela sensibilidade mas porque me saia leite aos montes e ficava com a roupa encharcada... de resto não comprei mais nada. Usei uma bomba emprestada e não gostei nada, eu conseguia tirar mais leite com a própria mão do que com bomba...

    ResponderEliminar
  3. Quanto às conchas, comprei, custaram um dinheirão e usei apenas uma vez, porque não serviram para mais nada a não ser deixar passar o leite todo e eu ficar toda suja... já os discos usei logo na maternidade e ajudaram-me mesmo muito. Mas detestei os da Jonhsons & Jonshons, são mesmo de algodão e as fibras agarravam-se aos mamilos. Os melhores que usei foram os da marca branca da loja do tio Belmiro. Bons e baratos.
    Mamilos de silicone não precisei.
    Lanolina ou Purelan foram a minha safa quando o meu filho começou a ter uma má pega... depois de ter passado, espalhar o leite nos mamilos foi mais que suficiente.
    A bomba comprei uma manual da Medela, juntamente com sacos de congelação.
    Dei-lhe tanto uso que compensou todo o dinheiro que nela gastei. Se não fosse a bomba não teria amamentado o meu filho em exclusivo até aos 6 meses, mas apenas até aos 5. Tirava e congelava o leite, o que me deu também alguma margem de liberdade quando tinha algum compromisso ou reunião até mais tarde. Ainda me emprestaram o modelo eléctrico de bomba da mesma marca mas odiei, rebentava-me com o peito e não tirava quase nada, quando comparada com a minha bomba manual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu das conchas também ainda não fiquei convencida, já comprei os discos da chico e vai ser o que vou usar, depois logo vejo se chega ou não.
      Em relação à bomba vou esperar para depois ver como as coisas correm. A amamentação é um tema que me assusta um pouco porque sempre tive o peito muito sensível... :)

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.